Instruções do Exame

FUNGOS PESQUISA LIQUOR

Instruções para paciente

INSTRUÇÕES
- Coletar em frasco ou tubo estéril.
- Outra opção é a coleta em Placa de Petri estéril.
- Verificar os critérios de rejeição citados no Help.
- Não enviar dentro do frasco de coleta os instrumentos perfurocortantes tais como bisturis ou agulhas utilizados durante a coleta. Amostras enviadas de forma inadequada estarão sujeitas a não realização do exame.

- Secreção vaginal, uretral e outras secreções: Colher o material com swab e confeccionar duas lâminas imediatamente após a coleta.
- Nos casos da secreção uretral em que o material for escasso, recomendamos que se colha também o 1º jato urinário.
- Urina: Fazer higienização adequada e colher a amostra em frasco estéril. Urina de 24 horas e urina colhida da bolsa do catéter não são adequadas.
- Escarro: Colher preferencialmente pela manhã, ao se levantar e antes do desjejum. Lavar várias vezes a boca com agua pura, gargarejando e bochechando abundantemente. Qualquer secreção nasal ou saliva deve ser eliminada. Fazer várias inspirações profundas e tossir várias vezes, procurando obter o material do fundo do peito.
- Escarro induzido: Lavar vigorosamente toda a boca com uma escova de dentes e salina a 0,85% por 5 a 10 minutos. Não usar pasta dental. Fazer nebulização com salina hipertônica a 3%. A inalação profunda desta salina resultará na acumulação osmótica de fluido e na irritação da árvore brônquica, com subsequente tosse e expectoração do conteúdo broncoalveolar.
- Secreção de orofaringe: Colocar luvas e máscara facial protetora. Colher, preferencialmente, antes do desjejum e da higiene oral. Usando foco de luz, abaixar a língua do paciente. Introduzir o swab diretamente na área da coleta , evitando tocá-lo em outras partes da boca. Confeccionar duas lâminas imediatamente após a coleta.
- Fezes: Em um frasco estéril e sem conservantes colocar uma fração de bolo fecal. Se estiver presente, recolha material fecal com muco, pus ou sangue.
- Preparar pelo menos dois esfregaços em lâminas limpas e desengorduradas que devem ser feitos com movimentos circulares, a partir do centro da lâmina e de forma homogênea. Deixar secar ao ar e, após a fixação pelo calor brando, protegê-los para transporte.
- Fixação: Passar a lamina com o esfregaço rapidamente 3 a 5 vezes sobre a chama do bico de Bunsen para que as células não se desidratem, o que pode prejudicar a correta identificação dos elementos.)